10 TROCAS IMPORTANTES PARA SUA SAÚDE


1) Pão Branco pelo Pão Integral: Os dois tipos de pães são ricos em carboidratos que fornecem energia ao organismo, porém o pão branco causa um rápido aumento de açúcar no sangue, já o integral libera açúcar ao sangue de forma lenta. Pelo teor aumentado de fibras, o pão integral, ajuda na regulação do trânsito intestinal, controla a saciedade, preserva vitaminas do complexo B, vitamina E, proteínas e minerais, e colabora para redução dos níveis de gordura no sangue.



2) Cereais Açucarados por Granola: a opção da troca de cereais açucarados pela granola é ideal, isto se deve ao fato de que a o consumo de granola ajuda no controle de taxas de açúcar e gorduras no sangue, funciona como ótimo regulador intestinal e possui ação antioxidante. Todos esses efeitos são atribuídos à granola, pois é rica em fibras, vitaminas e minerais.



3) Sal por Temperos e Condimentos:
O sal em excesso é vilão, pode causar hipertensão e retenção de líquidos corporais. Na hora de preparar as refeições troque o sal por temperos e condimentos como cebolinha verde, salsa, cebola de cabeça, alho, pimenta, orégano, alecrim, gengibre, louro, manjericão dentre outros. Muitos destes citados possuem ação antioxidante, reduzem o colesterol e protegem o coração.



4) Chocolate ao Leite por Chocolate Amargo: fala-se muito sobre os benefícios que o chocolate traz ao sistema circulatório, porém, não são todos os tipos de chocolates que possuem substâncias com tais efeitos. Estudos mostram que na semente do cacau são encontrados os flavonóides (substância antioxidante) que protegem o coração, reduzem a oxidação do colesterol ruim (LDL). Entretanto, o chocolate que apresenta quantidades significativas da substância é o chocolate amargo, com mais de 60% de cacau, contendo menos gordura que o chocolate ao leite e o branco.


5) Preparações Fritas por Grelhadas ou Assadas: trocando as frituras por preparações grelhadas ou assadas, você diminui a quantidade de gorduras e calorias ingeridas, trazendo grandes benefícios à sua saúde. Reduzindo as chances de problemas cardíacos, dentre outras doenças.





6) Leite Integral pelo Desnatado:
o leite desnatado pode substituir tranquilamente o leite integral, pois possuem a mesma quantidade de cálcio, além disso, o leite desnatado possui menor teor de gordura saturada, colesterol e consequentemente menos calorias. Atenção, esta troca não é indicada para crianças.



7) Óleo de Soja por Azeite de Oliva: esta troca é indicada, pois o azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, ajuda a prevenir aterioesclerose e seus riscos, reduz colesterol total, e ajuda a prevenir doenças cardícas. Ainda possui ação antioxidante, protegendo contra o câncer e retarda o envelhecimento das células. Entretanto, como qualquer gordura, o consumo deve ser moderado, pois possui alto teor calórico.


8) Queijos Gordos por Queijos Magros: Normalmente os queijos brancos possuem menor teor de gorduras e calorias, porém isto não é regra. Mas, prefira queijos tipo minas ou ricota, estes sim possuem as características citadas e são considerados queijos magros.



9) Xis por Sanduíche Natural: sua saúde agradece por esta troca. Normalmente lanches do tipo “xis” são altamente calóricos, ricos em gorduras sem fontes importantes de nutrientes. Já os sanduíches naturais podem ser preparados de diversas formas, optando pelo sanduíche de pão integral com peito de peru, ricota, atum incluindo alface ou rúcula com cenoura ralada você vai proporcionar ao seu organismo inúmeros benefícios.


10) Refrigerante por Suco Natural: a ingestão de refrigerantes não trazem nenhum benefício à sua saúde, pelo contrário, o alto consumo pode causar problemas gástricos, obesidade, insônia (pelo teor de cafeína), e pode estar associado a fraturas ósseas. Já os sucos naturais fornecem nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como as vitaminas e minerais.

ALIMENTOS ORGÂNICOS X AGROTÓXICOS


Alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem o uso ou tratamento com agrotóxicos, inseticidas, adubos químicos e nem sofrem modificações genéticas.
Com relação aos animais, estes são criados sem uso rotineiro de antibióticos, anabolizantes ou hormônios de crescimento.

São alimentos mais saudáveis, e indicados pelo fato de não conterem agrotóxicos além de fornecer mais nutrientes.


Estudos comprovam que o teor de nutrientes e fitoquímicos são maiores nos alimentos orgânicos do que nos alimentos cultivados com o uso de agrotóxicos. Isto se justifica, pois a planta sem esta proteção artificial tem que por si só produzir substância para sua auto defesa, ou seja, os fitoquímicos.


Já o consumo de alimentos com agrotóxicos pode causar alguns danos à saúde, a curto, médio e a longo prazo. Desde uma simples alergia e intoxicação alimentar até doenças crônicas, câncer, sobrecarga hepática, dentre outras.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável por regulamentar os limites toleráveis e substâncias permitidas no cultivo de alimentos. Porém, muitos produtores não seguem a regulamentação, e os mais prejudicados são os consumidores.

Portanto, prefira os alimentos orgânicos...cuide de sua saúde.

DESINTOXICAÇÃO ALIMENTAR

A alimentação desintoxicante tem como principal objetivo eliminar as toxinas acumuladas pela alimentação excessiva e inadequada, além de purificar e nutrir o nosso organismo. Através de sua composição, melhora a digestão e assimilação dos nutrientes, diminuem a ação dos radicais livres contribuindo assim, para a manutenção da saúde e longevidade.


Neste tipo de dieta, devemos optar por alimentos que exijam menor trabalho digestivo e que contenham propriedades depurativas. Propriedades estas, que contenham fibras para assegurar a “limpeza” do aparelho digestivo dos resíduos e toxinas formadas pela alimentação.



Vale lembrar que organismos livre de toxinas são mais saudáveis, funcionam melhor e ficam jovens por mais tempo, alguns dos benefícios oferecidos pela desintoxicação. A dieta deve durar de 1 a 3 dias, sendo que as quantidades devem variar de acordo com as necessidades diárias individuais, que diferem de acordo com sexo, idade, altura e atividade física.


Lembre-se que toda dieta deve ser prescrita e acompanhada pelo profissional Nutricionista.


  • Alguns alimentos que não podem faltar na dieta de desintoxicação: frutas, legumes, folhosos, alimentos integrais, água, chás, dentre outros.
  • Alguns alimentos que devem ser evitados na dieta de desintoxicação: leite de vaca, café, carne vermelha, cereais refinados, bebidas alcóolicas, frituras e alimentos gordurosos, embutidos, dentre outros.

Para saber mais sobre dieta de desintoxicação e seus benefícios entre em contato com a

PERSONAL DIET "Alimentação e Nutrição na medida certa em seu domicílio"

CONTATO: personaldiet_rj@hotmail.com

(48) 3437 7828 / 9618 5833

(48) 3433 3343 / 9618 6332



Personal Diet