1) Pão Branco pelo Pão Integral: Os dois tipos de pães são ricos em carboidratos que fornecem energia ao organismo, porém o pão branco causa um rápido aumento de açúcar no sangue, já o integral libera açúcar ao sangue de forma lenta. Pelo teor aumentado de fibras, o pão integral, ajuda na regulação do trânsito intestinal, controla a saciedade, preserva vitaminas do complexo B, vitamina E, proteínas e minerais, e colabora para redução dos níveis de gordura no sangue.
3) Sal por Temperos e Condimentos: O sal em excesso é vilão, pode causar hipertensão e retenção de líquidos corporais. Na hora de preparar as refeições troque o sal por temperos e condimentos como cebolinha verde, salsa, cebola de cabeça, alho, pimenta, orégano, alecrim, gengibre, louro, manjericão dentre outros. Muitos destes citados possuem ação antioxidante, reduzem o colesterol e protegem o coração.
4) Chocolate ao Leite por Chocolate Amargo: fala-se muito sobre os benefícios que o chocolate traz ao sistema circulatório, porém, não são todos os tipos de chocolates que possuem substâncias com tais efeitos. Estudos mostram que na semente do cacau são encontrados os flavonóides (substância antioxidante) que protegem o coração, reduzem a oxidação do colesterol ruim (LDL). Entretanto, o chocolate que apresenta quantidades significativas da substância é o chocolate amargo, com mais de 60% de cacau, contendo menos gordura que o chocolate ao leite e o branco.
5) Preparações Fritas por Grelhadas ou Assadas: trocando as frituras por preparações grelhadas ou assadas, você diminui a quantidade de gorduras e calorias ingeridas, trazendo grandes benefícios à sua saúde. Reduzindo as chances de problemas cardíacos, dentre outras doenças.
6) Leite Integral pelo Desnatado: o leite desnatado pode substituir tranquilamente o leite integral, pois possuem a mesma quantidade de cálcio, além disso, o leite desnatado possui menor teor de gordura saturada, colesterol e consequentemente menos calorias. Atenção, esta troca não é indicada para crianças.
7) Óleo de Soja por Azeite de Oliva: esta troca é indicada, pois o azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, ajuda a prevenir aterioesclerose e seus riscos, reduz colesterol total, e ajuda a prevenir doenças cardícas. Ainda possui ação antioxidante, protegendo contra o câncer e retarda o envelhecimento das células. Entretanto, como qualquer gordura, o consumo deve ser moderado, pois possui alto teor calórico.
8) Queijos Gordos por Queijos Magros: Normalmente os queijos brancos possuem menor teor de gorduras e calorias, porém isto não é regra. Mas, prefira queijos tipo minas ou ricota, estes sim possuem as características citadas e são considerados queijos magros.
0 comentários:
Postar um comentário